» Previsão do Tempo
16 de Dezembro de 2017
Seja bem vindo ao Portal Sananduva.
picture
Empresas
picture
Entidades
picture
Notícias
picture
Eventos
picture
Turismo
» Nossa Sananduva



Ano de 1900. Início do século passado. Nas páginas da história, os primeiros registros da fazenda de São João do Forquilha, terras que, na sua quase totalidade, pertenciam aos Irmãos Bueno. Na região desconhecida, fugitivos de revoluções e índios viviam. Naquele ano começou a ser escrita a História de Sananduva.





 



A origem do nome Sananduva é atribuída à árvore corticeira do banhado, que possui uma flor vistosa de cor vermelho-escarlate e efeito “degradeé”, existente na região, especialmente nas terras baixas e úmidas. O primeiro imigrante chegou em 1896, o italiano Fiorentino Bachi, mas foi em 2 de junho de 1902 que o povoado foi oficializado como Colônia Sananduva.



Em 1907, a Colônia foi elevada à categoria de Distrito do município de Lagoa Vermelha. Os moradores locais iniciaram um processo de luta pela emancipação política em 1930, pelo intenso crescimento que a localidade vinha apresentando. No entanto, existia muito interesse contrário a essa autonomia. A situação culminou com o assassinato do Dr. Silveira Neto, um dos líderes emancipacionistas, em 1934. A emancipação somente ocorreu no dia 15 de dezembro de 1954, através da Lei Estadual nº 2.521, com a instalação oficial em 28 de fevereiro de 1955. 

Do início da colonização até os dias de hoje transcorreu um século de esperanças e realizações, dividido em dois segmentos praticamente iguais, anterior e posterior à emancipação, sinalizando excelente Município para trabalhar, investir e viver.





Localizado nos Campos de Cima da Serra, Região Nordeste de Estado, distante 360 Km da capital Porto Alegre e com uma superfície de 501 Km2, é habitado por 14.746 Sananduvenses filhos ou adotados-desfrutando de um ótimo clima temperado.

No interior do Município, estimam-se 2.970 produtores rurais, dedicando-se ao cultivo de trigo, feijão, soja e também desenvolvendo atividades ligadas à criação de suínos, aves e bovinos de corte e de leite.

Na cidade, cerca de dois terços da população do Município desempenha atividades laborais voltadas à prestação de serviços e ao agronegócio, utilizando-se da produção primária do Município e da região, principalmente a comercialização de grãos, a industrialização de carne suína, produção de rações e moagem de trigo.





A extração de madeiras ainda perdura, méritos da consciência do reflorestamento. O grande potencial do Município ainda continua sendo a produção primária. O comércio e a indústria, juntos, ultrapassam o número de 400 estabelecimentos em atividade. Sananduva está localizada num entroncamento rodoviário formado pelas RS 126, 343, 467 e 475. Pela RS-126 chega-se à BR 285, ligando o centro do país, como também ao Mercosul. Também pela RS-343 chega-se à BR 470, aproximando a região ao litoral catarinense e ao centro do país.





Simbolos



Bandeira



Brasão



Hino



I

A bravura de heróis imigrantes

Ante virgens e fecundas terras

Faz nascer um novo horizonte

Nos Campos de Cima da Serra



II

Com suor e mãos calejadas

Os pioneiros fizeram história

A colônia foi emancipada

Sananduva conquista a glória



Estribilho

És orgulho de todos os filhos

Dispersos pela Pátria amada

Unidos em um estribilho

Sananduva, sempre adorada!



III

O teu nome imponente traduz

A pujança de um povo de valor

Sananduva hospitaleira, és luz

Do Rio Grande , és esplendor.



IV

Do teu fértil ventre a brotar

Riquezas que alimentam a nação

Tua natureza sublime a encantar

Obras-primas da Criação



Estribilho

És orgulho de todos os filhos

Dispersos pela Pátria amada

Unidos em um estribilho

Sananduva, sempre adorada!



Faça o download do hino aqui.



© Copyright 2017.Todos os direitos reservados para
Portal Sananduva - Sananduva - Rio Grande do Sul - Brasil