27 de Maio de 2018
Seja bem vindo ao Portal Sananduva.
picture
Empresas
picture
Entidades
picture
Notícias
picture
Eventos
picture
Turismo
» Notícias

São João da Urtiga declarado infestado pelo Aedes aegypti e ações de combate são realizadas

14/05/2018

No mês de abril, o município de São João da Urtiga foi declarado infestado pelo mosquito Aedes aegypti. Após o recebimento de um mosquito suspeito, foi realizado uma Delimitação de Foco, o que resultou em 30 amostras sendo 17 positivas. Foram vistoriados mais de 500 recipientes com acúmulo de água (criadouros).
A maioria dos criadouros em São João da Urtiga se encontra em caixas d’águas baixas, que são aquelas que são utilizadas para armazenamento de água da chuva, que por motivos de descuido muitas vezes ficam desprotegidas e atraem os mosquitos.
O Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes aegypti é desenvolvido de acordo com as normas técnicas do Programa Nacional de Controle da Dengue e tem por finalidade estimular a participação da comunidade na prevenção e combate ao mosquito, com objetivo de eliminar os possíveis criadouros evitando a propagação da doença.
A presença do mosquito no município é um sério risco a saúde pública, sendo de extrema importância a luta contra este vetor. É responsabilidade de cada cidadão cuidar de seus imóveis para evitar possíveis criadouros, sendo estabelecido em Lei Municipal que a constatação de focos caracteriza infração e resulta em autuação do responsável, e constatada a reincidência de larvas implicará na aplicação de multa.



Por: Secretaria Municipal de Saúde de São João da Urtiga

» Comentários
Você precisa estar logado no Facebook para poder comentar.


© Copyright 2018.Todos os direitos reservados para
Portal Sananduva - Sananduva - Rio Grande do Sul - Brasil