27 de Maio de 2018
Seja bem vindo ao Portal Sananduva.
picture
Empresas
picture
Entidades
picture
Notícias
picture
Eventos
picture
Turismo
» Notícias

Morre Mário Barbará, compositor de "Desgarrados"

02/05/2018

O músico gaúcho Mário Barbará, de 63 anos, morreu nesta quarta-feira (2), por volta das seis horas da manhã, em Porto Alegre. Conhecido por sucessos como Desgarrados, Mala de Garupa e Campesina (as três em parceria com Sergio Napp, morto em 2015), o compositor nascido em São Borja lutava contra um câncer no fígado desde fevereiro no ano passado. Ele estava internado no hospital São Francisco, do complexo Santa Casa, desde a última sexta-feira após uma piora no quadro.
Barbará tornou-se conhecido ao vencer, em 1975, a 5ª Califórnia da Canção Nativa com a música Roda Canto, dele e Apparício Silva Rillo. Mas sua consagração veio em 1981, quando ele apresentou, no mesmo festival, a música que se tornaria um marco na sua carreira, aquela que ele nunca mais pôde deixar de tocar "sob pena de ser linchado", como costumava brincava: Desgarrados, composição sua com letra de Sergio Napp consagrada como a grande vencedora da Calhandra de Ouro.
Entre seus trabalhos mais recentes, está um DVD lançado junto de Chico Saratt no ano passado. O trabalho, intitulado Desgarrados, foi o primeiro vídeo das carreiras dos dois compositores são-borjenses.
O repertório privilegia as parcerias com Silva Rillo e com Napp, onde estão os clássicos de Barbará saídos quase todos da Califórnia da Canção, e também faixas ao lado de parceiros como Bira Raffo Constant, Luiz Coronel e o irmão Fonso Barbará. Em março deste ano, Barbará conquistou o prêmio de melhor compositor no Prêmio Açorianos de Música por Desgarrados, na categoria regional.
O músico tinha como companheira atual a advogada Jaqueline Mielke. Do primeiro casamento, ele deixa a filha Daniela, de 33 anos. Ainda não há informações sobre velório.

Fonte: Gaúcha ZH
Foto: Emilio Pedroso

» Comentários
Você precisa estar logado no Facebook para poder comentar.


© Copyright 2018.Todos os direitos reservados para
Portal Sananduva - Sananduva - Rio Grande do Sul - Brasil