» Previsão do Tempo
27 de Abril de 2018
Seja bem vindo ao Portal Sananduva.
picture
Empresas
picture
Entidades
picture
Notícias
picture
Eventos
picture
Turismo
» Notícias

Estudantes desenvolvem aplicativo que ajuda nos primeiros socorros de crianças

26/03/2018

Estudantes do Centro Universitário Franciscano (Unifra), em Santa Maria, estão desenvolvendo um aplicativo que ensina como realizar os primeiros socorros em crianças. A ideia do app surgiu da enfermeira Amanda Schneider Weissheimer, de 23 anos, que resolveu criar a plataforma como produto de seu mestrado em Saúde Materno Infantil.
"Quando eu estava na graduação, eu fiz um estágio onde eu trabalhava na ambulância e em um hospital de Santa Maria. Eu via que, muitas vezes, quando nos chamavam, a gente não tinha mais o que fazer e as crianças acabam ficando com sequelas. Eu ficava angustiada porque os pais procuravam ajuda de como socorrer os filhos no Google ou até no Facebook, e estes locais traziam muitas informações erradas", afirma a mestranda.
De acordo com Amanda, todo o conteúdo disponível no aplicativo está sendo validado com profissionais experientes da área de todo o Brasil. Além disso, a ideia é que a plataforma seja de fácil acesso e possa atender toda a população:
"Vão ter imagens, gravações, vídeos e fotos para ter um melhor acesso. E também abranger todo mundo, incluindo deficientes visuais e quem não sabe ler", explica a enfermeira.
O aplicativo está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Práticas dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da Unifra. De acordo com o coordenador do laboratório, Fernando Prass, a conclusão do app deve ocorrer até a metade deste ano.
De acordo com o professor, as pessoas vão poder baixar o aplicativo pelo Google Play e Apple Store. Depois de baixado, os usuários não precisarão estar conectados na internet para utilizar a ferramenta.

| Como funcionará o aplicativo
De acordo com Amanda, o usuário pode selecionar o tipo de problema da criança no app. Depois disso, a pessoa deve responder perguntas que vão aparecer. É por meio da resposta dessas questões que a plataforma vai indicar qual conduta deve ser tomada pelo responsável.
"Se ao responder as perguntas o aplicativo entender que é necessário chamar a ambulância, automaticamente, o app já vai direcionar para a ligação. Vai aparecer um botão vermelho de chamada para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), onde a pessa pode clicar e ligar", explica Amanda.
Fonte: G1/RS
Foto: Arquivo pessoal

» Comentários
Você precisa estar logado no Facebook para poder comentar.


© Copyright 2018.Todos os direitos reservados para
Portal Sananduva - Sananduva - Rio Grande do Sul - Brasil