20 de Junho de 2018
Seja bem vindo ao Portal Sananduva.
picture
Empresas
picture
Entidades
picture
Notícias
picture
Eventos
picture
Turismo
» Notícias

Indígenas reclamam de falta de demarcação de terras no Norte do RS

20/02/2018

Indígenas de uma reserva no Norte do Rio Grande do Sul estão mobilizados pedindo agilidade na demarcação de terras. Na semana passada, um grupo tentou invadir uma área de fazenda da Brigada Militar em Passo Fundo.
As famílias Kaigang seguem acampadas em uma reserva próxima, e dizem que vão continuar mobilizados em busca do processo de demarcação. Eles criticam ainda a ação da Brigada Militar, que eles consideraram excessiva.
Na quinta-feira (15) passada um grupo de indígenas tentou se fixar na área que fica que fica às margens da BR-285, em Passo Fundo. O local funciona como um centro de treinamento de policiais, que está dentro de uma área de preservação ambiental.
A Brigada Militar diz que tentou dialogar com os indígenas, mas houve confronto, e os índios decidiram não ficar no local.
Eles vivem na aldeia em Campo do Meio, no município de Gentil. De acordo com as lideranças, são cerca de 300 indígenas que moram no local.
O indígena Mateus Carvalho diz esperar que a Fundação Nacional do ìndio (Funai) ou o governo do estado apontem alternativa. "Nós temos bastante filhos, e nossos filhos precisam de um pedaço de terra para começar a plantar algumas coisas".
Após o confronto com os policiais militares, os indígenas pediram providências ao Ministério Público Federal. Eles reclamam de abuso de autoridade, e que alguns ficaram feridos na ação.
A Brigada Militar diz que os policiais agiram dentro da lei, e que houve resistência por parte dos indígenas para sair do local. O comando da BM diz que dois policiais ficaram feridos.
Em relação à demarcação de terras que é pedida pelos indígenas, o Ministério da Justiça e a Funai não deram resposta. Sobre a denúncia de abuso de autoridade, o MPF diz que recebeu as reclamações, mas ainda não irá se manifestar até a análise da situação.

Por: G1/RS

» Comentários
Você precisa estar logado no Facebook para poder comentar.


© Copyright 2018.Todos os direitos reservados para
Portal Sananduva - Sananduva - Rio Grande do Sul - Brasil