» Previsão do Tempo
25 de Abril de 2018
Seja bem vindo ao Portal Sananduva.
picture
Empresas
picture
Entidades
picture
Notícias
picture
Eventos
picture
Turismo
» Notícias

Estudante de Tapejara participa de projeto que presenteou menino tetraplégico

29/12/2017

O esforço de um grupo de estudantes de Passo Fundo, fez o Natal de um menino de 4 anos, muito mais feliz. Henrique é tetraplégico e sonhava em ter uma bicicleta. Mas em função de suas limitações físicas, o equipamento precisava ser adaptado.

"Todos estavam escolhendo um brinquedo para o Papai Noel trazer e ele apontou, da maneira que ele sabe se comunicar, uma bicicleta", lembra Jucemara Britto.

Porém, sem condições para presentear o filho, a mãe recorreu às redes sociais para pedir ajuda. O pedido, feito ainda antes do Natal do ano passado, foi atendido por alunos do curso de Engenharia Mecânica Universidade de Passo Fundo (UPF). Eles participam de um projeto de tecnologia assistiva.

"No início a gente comprou uma pecinha, e aí foi pensando junto todo triciclo. Partiu lá do eixo, foi subindo e fazendo testes com ele", diz o estudante tapejarense Bruno Pozer.

Ele e os colegas Gian e Eduardo contaram com o apoio de dois empresários, que pagaram os custos para criar o equipamento. Mas até familiares dos amigos se envolveram na montagem.

Segundo a fisioterapeuta Ilana Rosing Oliveira, o menino só terá ganhos em seu desenvolvimento com o novo brinquedo.

"A gente vai ver uma grande diferença agora, porque com esse triciclo ele vai conseguir melhorar a qualidade de vida, ajudar na amplitude de movimento", comenta a médica.

Para a mãe, o sentimento é de gratidão. "É uma sensação muito boa saber que ao mesmo tempo que ele está brincando, também vai ajudar ele na questão da reabilitação dele", diz Jucemara. "Eles enxergaram o Henrique como uma criança que tem direito, sim, de brincar, e usaram a empatia. Se colocaram no meu lugar, no lugar do Henrique, para tentar fazer isso da forma mais bonita possível".

Fonte: Rádio Tapejara
Foto: Divulgação

» Comentários
Você precisa estar logado no Facebook para poder comentar.


© Copyright 2018.Todos os direitos reservados para
Portal Sananduva - Sananduva - Rio Grande do Sul - Brasil