» Previsão do Tempo
16 de Dezembro de 2017
Seja bem vindo ao Portal Sananduva.
picture
Empresas
picture
Entidades
picture
Notícias
picture
Eventos
picture
Turismo
» Notícias

Vacina contra aftosa não foi comprovada por 10% dos pecuaristas de Ibiaçá

29/11/2017

O prazo para os pecuaristas de Ibiaçá vacinarem o rebanho contra a Febre Aftosa termina amanhã (30) e cerca de 10% deles ainda não comprovaram a imunização na Inspetoria Veterinária do município. De acordo com o responsável pelo escritório local, Clóvis Negri, pelo menos 2 mil bovinos de até 24 meses de idade devem receber a dose do medicamento nas propriedades de Ibiaçá.
A segunda etapa de vacinação começou no dia 1º de novembro em todo o Rio Grande do Sul e é destinada aos animais com até dois anos de vida. A expectativa, segundo o órgão, é de que 100% do rebanho do município seja imunizado dentro do prazo.
Os pecuaristas devem aplicar a vacina e apresentar a nota fiscal de compra do medicamento na Inspetoria Veterinária para fins de comprovação da aplicação. Quem não realizar o procedimento até amanhã estará condicionado à aplicação de multa, que varia de acordo com a quantidade de animais que não receberam a dose.
O veterinário do município, Eduardo Berton de Oliveira, destacou que não há estudos que comprovem uma possível contaminação em humanos, mas salientou que a doença pode causar enormes prejuízos para o setor de bovinocultura.
"A aftosa é um vírus. Então, o problema maior, são as perdas econômicas. Se chegar entrar um vírus aqui na região, tem que fazer o abate geral. Em um raio de quilômetros ao redor do local onde houve o caso, tem que abater todos os animais à volta. Não só na propriedade. Então os gastos financeiros são muito grandes”.
Ibiaçá não conta com agropecuárias cadastradas para a venda do medicamento. As mais próximas se encontram em Sananduva e em Tapejara. O frasco com 10 doses custa, em média, R$20,00.

Fonte: Belchyor Teston/Rádio Tapejara
Foto: Divulgação

» Comentários
Você precisa estar logado no Facebook para poder comentar.


© Copyright 2017.Todos os direitos reservados para
Portal Sananduva - Sananduva - Rio Grande do Sul - Brasil