» Previsão do Tempo
15 de Dezembro de 2017
Seja bem vindo ao Portal Sananduva.
picture
Empresas
picture
Entidades
picture
Notícias
picture
Eventos
picture
Turismo
» Notícias

Sananduva recebeu evento nacional sobre Cultura Italiana

14/11/2017

Aconteceu no último final de semana, o 21° Encontro Nacional dos Difusores do Talian. O evento ocorreu em Sananduva e recebeu difusores de todo o país, contando com participantes vindos também da Itália.
De acordo com os organizadores locais, do encontro, o principal objetivo deste é confraternizar e comemorar o trabalho dos difusores da cultura Italiana e também do Talian*.
Conforme Ademir Dalla Santa, um dos coordenadores do evento, difusores não são apenas aqueles que tem programa de rádio, mas sim todos aqueles que propagam a cultura e o Talian, que é uma herança deixada pelos imigrantes.
Durante todo o sábado (11) ocorreram diversas palestras na Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti. Já no período da noite ocorreu na sala superior do Centro Comunitário São João Batista, um jantar típico Italiano com música ao vivo.
No domingo foi transmitido pela Rádio Sananduva AM o programa Taliani Bona Gente, com a participação especial dos visitantes que participaram do evento. Também ocorreu visita ao Museu Municipal de Sananduva. Além disso outro momento importante foi no domingo pela manhã com a Missa em Talian.
Ao final do encontro ficou definida a próxima sede que irá receber o evento em 2018, foi escolhida a cidade gaúcha de Serafina Correa.


Talian* - O Talian é um dialeto e assim é denominado porque é a forma como uma língua é realizada em uma região específica, configurando-se, então, como uma variedade linguística. Ele é falado principalmente pelos imigrantes italianos e seus descendentes no sul do Brasil e consiste na mistura do italiano gramatical com palavras do português brasileiro. A história do Talian é curiosa: na Itália do século XIX era comum o uso de dialetos, pois o italiano ainda não possuía o status de língua oficial. Sendo assim, cada região do país representava uma comunidade linguística, cuja comunicação era específica. Quando italianos de diferentes partes da Itália desembarcaram por aqui, embora provenientes de uma mesma pátria, não falavam todos a mesma língua.
Fonte: A Folha
Foto: Bibiana Zaparolli

» Comentários
Você precisa estar logado no Facebook para poder comentar.


© Copyright 2017.Todos os direitos reservados para
Portal Sananduva - Sananduva - Rio Grande do Sul - Brasil